sexta-feira, 26 de junho de 2009

Minha alimentação


Novidade do Bob's
  • Estou conseguindo seguir direitinho minha RA, mas naquele esquema de diminuir quantidades, comendo as coisas que gosto. A partir do dia 02, entrarei de férias, estou decidida: vou me matricular numa academia perto de casa. Estou louca para começar, quero malhar até o limite que meu corpo suportar, já que terei tempo.
  • Na 4a feira meus filhos mais novos estavam aqui comigo na escola de reforço e saímos para almoçar aqui perto. Eles imploraram para comer no Bob's, pois há muitos meses não íamos lá. Pensei, pensei, resisti, resisti, mas não aguentei.
  • Consegui resitir ao trio Big Bob (imenso) e comi um prato de salada deliciosa com frango em tiras. Queria um Ovomaltine, mas não tomei. Não tomei refri. Tomei água mineral. Menos mal.
  • Cada dia que passa estou mais segura do que quero, espero ser forte para me manter assim. Quando me visualizo magra, penso tantas coisas...me imagino usando as roupas que tenho vontade, usando biquíni, fazendo minha tatuagem, imagino não sentir mais as dores nas pernas pelo excesso de peso, penso como serei menos envergonhada e complexada. Ai ai ai, só de pensar nisso tudo sinto uma vontade que não me faz querer fazer nada que sabote meus desejos.
  • Minha filha mais velha, de 16 anos, me disse que quer fazer vestibular no fim do ano que vem para Nutrição. Adorei a ideia. Passa tão rápido, outro dia ela era uma bebezinha e eu tinha 16 anos. Como o tempo voa! Ter uma filha nutricionista também me ajudará hehehe.
O que comi ontem:
07h30- café com leite desnatado e açúcar com misto quente
12h30- salada de acelga, tiras de manga, tomate e tofu com 3 col. de sopa de frango xadrez + um rolinho primavera pequeno. (Não senti falta de arroz)
17h- porção de abacaxi
21h- Mingau de aveia com leite desnatado e adoçante

  • No fim de semana comprarei: fita métrica p/ tirar minhas medidas, legumes, verduras, frutas, leite desnatado, linhaça, iogurte light e peito de frango.

Adeus a Michael Jackson


Gente, estou triste e chocada com o q aconteceu com o Michael Jackson, tão novo...Ainda não acredito que isso aconteceu.
Mesmo sem saber ainda a causa da morte, penso que ele era uma daquelas pessoas infelizes, que se destroem com suas próprias neuroses. Coitado! Isso deve servir de exemplo para as pessoas que às vezes sofrem de problemas emocionais e/ou psicológicos para procurarem ajuda. Pergunto-me sempre o que aconteceu com ele no passar dos anos. Sei que teve uma infância difícil e cheia de traumas, mas isso explica tudo já que nos primeiros anos de sua carreira era altivo e feliz? O que houve depois?
O nosso maior inimigo pode ser nós mesmos e vencer a si mesmo, os complexos, paranóias, depressões, nem sempre é tarefa fácil. Precisamos nos amar muito para tirar a força de dentro de cada um e mudar as coisas.
  • A música abaixo é a tradução de "You are not alone", uma das minhas preferidas de Michael Jackson.
VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO

Mais um dia se passou e eu continuo sozinho
Como pode ser? Você não está aqui comigo
Você nem se despediu, alguém me diga por que
Você teve que partir e deixar meu mundo tão frio?

Todo dia eu sento e me pergunto
Como o amor foi se esfriar
Alguma coisa sussurrou no meu ouvido e disse

Que você não está sozinha
Eu estou aqui com você
Mesmo você estando distante
Eu estou aqui para ficar

Você não está sozinha
Eu estou aqui com você
Mesmo nós estando distantes
Você sempre estará em meu coração
Você não está sozinha

Sozinho, por que, oh...

Faz poucas noites eu achei ter ouvido seu choro
Pedindo para voltar, e te envolver nos meus braços
Eu posso ouvir suas preces, suas cruzes eu carregarei
Mas primeiro eu preciso da sua mão, para eternamente poder começar

Oh... Sussurre três palavras e eu virei correndo
Voando... E menina você sabe que eu estarei lá
Eu estarei lá

Não está sozinha
Você não está sozinha, você não está sozinha...

É só me procurar baby
De manhã de noite
Você não está sozinha, não está sozinha
Você e eu, não estamos sozinhos, oh, juntos, juntos...

terça-feira, 23 de junho de 2009

Estou rindo à toa!

  • Peso de ontem: 89,800! Saí da casa dos 90, por pouco, mas saí!!
  • Não posto desde 6a feira pois estava sem pc.
  • O meu fim de semana foi maravilhoso. Sou carioca, mas moro em São Luís do MA há 18 anos. A cultura daqui é riquíssima e nesse período se destaca mais ainda. Vcs já assistiram pessoalmente ao auto do Bumba-meu-boi? É lindo! Tem vários tipos: de orquestra, matraca, zabumba etc. Depois vou postar as fotos aqui! No sábado fui com meu marido e filhas a um arraial. Assistimos a umas apresentações ótimas. Senti-me muuuito feliz. Confesso que tomei 2 latas de cerveja e comi um copo de pipoca doce, mas sabe qual a diferença em relação a antes?
  • Antes eu ficava sentada com meu marido a noite toda, só comendo, bebendo e vendo tudo de longe. Desta vez, caímos na multidão e dançamos, pulamos, tudo a que tínhamos direito rsrsrs. Suei horrores e tomei banho de chuva. O cabelo saiu daquele jeito rsrs, mas me diverti como antes não fazia. Percebo q à medida que fui engordando fui deixando de ser eu mesma.
  • Nunca fui exibicionista, mas também não tão tímida como me tornei. A raiz da timidez? Por eu me olhar no espelho e me sentir ridícula, tinha medo de aparecer, de dançar, de ser fotografada, etc. Quando olho minhas fotos em família, estou sempre escondendo meu corpo atrás das pessoas. Deixei de me divertir do jeito q sempre gostei. Há quanto tempo não vou à praia ou tomo banho de piscina? Há quanto tempo não brinco em um parque com meus filhos? A obesidade me transformou em outra pessoa. É incrível como só agora percebo esssas coisas. E vcs? Já se deram conta?
  • Uma coisa que percebi: na apresentação do Boi de Morros havia uns dançarinos representando os índios, todos lindos e sarados. Meu marido ficou enciumado e com complexo de inferioridade. Passou uns 2 dias falando q eu estava olhando os índios e tal, brincadeiras e infantilidades à parte, entendo bem o q ele sentiu por tb ser gordinho, embora a cobrança maior da sociedade com a estética seja com as mulheres. Mesmo assim, ele se sente mal. Fiz mil elogios a ele, todos sinceros. Acho ele lindo do jeito que é!
  • Exames que fiz sábado: T4 LIVRE, TSH, CORTISOL, FSH, LH, E2, PROLACTINA, SDHEA, HEMOGRAMA COMPLETO, GLICEMIA EM JEJUM, LIPIDOGRAMA COM FRAÇÕES, TGO, TGP, CRESTININA, SUMÁRIO DE URINA. Obs: Só os negritos que eu já havia feito na minha vida inteira! Os resultados sairão dia 02/07.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Fim de semana



Hoje estou muuito ocupada, passei só para dizer que desejo um bom final de semana a todas, com bastante autocontrole. Para mim, sábado e domingo são os maiores desafios em termo de controle da alimentação. Amanhã é o dia de eu fazer os exames passados pela endocrinologista. 2a feira é o dia de eu me pesar. Mil beijos a todas!

O que comi ontem:
  • 07h30: Vitamina de abacate e banana com leite integral (o desnatado acabou) e adoçante
  • 12h30: 2 col. de sopa de arroz, 2 col. de sopa de feijão, 2 bifes fritos (só tinha isso)
  • 16h: 1 copo de suco de cajá com sanduíche natural
  • 21h: 1 copo de suco de cajá com 1 pão francês com margarina light
Obs: Amanhã é dia de supermercado, lá em casa tá pobre de verduras e itens light.

É assim que te quero, amor,
assim, amor, é que eu gosto de ti,
tal como te vestes
e como arranjas
os cabelos e como
a tua boca sorri,
ágil como a água
da fonte sobre as pedras puras,
é assim que te quero, amada,
Ao pão não peço que me ensine,
mas antes que não me falte
em cada dia que passa.
Da luz nada sei, nem donde
vem nem para onde vai,
apenas quero que a luz alumie,
e também não peço à noite explicações,
espero-a e envolve-me,
e assim tu pão e luz
e sombra és.
Chegastes à minha vida
com o que trazias,
feita
de luz e pão e sombra, eu te esperava,
e é assim que preciso de ti,
assim que te amo,
e os que amanhã quiserem ouvir
o que não lhes direi, que o leiam aqui
e retrocedam hoje porque é cedo
para tais argumentos.
Amanhã dar-lhes-emos apenas
uma folha da árvore do nosso amor, uma folha
que há de cair sobre a terra
como se a tivessem produzido os nosso lábios,
como um beijo caído
das nossas alturas invencíveis
para mostrar o fogo e a ternura
de um amor verdadeiro.

( Pablo Neruda)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Alimentação & Perda de peso

Estava visitando o blog da minha querida amiga Fá e fiquei pensativa depois de ler o post dela sobre comer "normal" e só manter o peso, não perder.
Tenho pensado muito nisso. Ganhei 50 e poucos kg como vcs já sabem, ao longo dos últimos anos pq além de me exercitar pouco ou quase nada depois da vida de casada e mãe, comia muito e diversas bobagens altamente engordativas.
Hoje em dia, cortei muitas dessas bobagens (a maioria) e me alimento em quantidades muuito menores, além de caminhar 3 vezes por semana (nem sempre). No entanto, o que tenho conseguido é estacionar meu peso, pois perco um pouco, ganho um pouco, mas não tô fugindo de vez do comecinho da casa dos 90kg. Eu me pergunto: "por quê?". Respondo a mim mesma: " porque tenho que intensificar mais os exercícios e na mesma proporção melhorar MAIS AINDA a alimentação."
Sei a resposta, mas aí está a dificuldade. Melhorar mais a alimentação é restringir coisas e dietas restritivas demais não dão certo comigo, eu abandono. Comer "normal", como diz a Fá, nem pouquinho, nem em excesso é o q dá mais certo pra mim, é o que tenho conseguido.
E isso só faz manter, o que já bom, mas não atinge os meus objetivos. Mais que isso: não realiza os meus desejos, pois até mesmo aqueles q se encontram na barra lateral do meu blog, muitos deles dependem da minha perda de peso.

O que eu comia antes e parei
  1. pudim de leite
  2. hambúrguer
  3. batata frita
  4. Coca-cola diariamente
  5. 3 pães no café da manhã
  6. manteiga
  7. presunto gordo
  8. salsicha e linguiça
  9. bolo de chocolate
  10. carne vermelha frita quase diariamente
  11. maionese
O que eu como hoje que não tinha o hábito antes:
  • Leite desnatado
  • margarina light
  • adoçante
  • repolho roxo
  • brócolis
  • cenoura ralada
  • alface e acelga
  • frango
  • creme de leite light
  • frutas em geral
  • queijo branco (ricota)
Quando voltar à endocrinologista, conversarei tudo isso com ela, pois a impressão que tenho é q estou na metade do caminho (já saí dos excessos) mas não estou de fato tendo atitudes para emagrecer. O que vcs acham disso tudo?! Isso acontece com vcs, amigas?

Ida à endocrinologista. Tudo de bom!


Não tive tempo de postar ontem. Acreditam q senti saudade do blog? he he. Bem, na 2a feira à tarde fui à endocrino, juntamente com meu filho (ele faz tratamento de crescimento). Gente, há 3 anos eu não ia a nenhuma por estar desiludida com esse tipo de especialista. Pela 1a vez, fui a uma consulta com uma endocrinologista de verdade! Puxa, q médica maravilhosa! A conversa foi longa, bem longa, ela me fez mil perguntas e eu a ela, q me respondia com toda a atenção do mundo. Percebi que ela estava tentando sondar se havia não somente causas fisiológicas, mas também psicológicas para o meu quadro de obesidade. Em seguida, ela me receitou 15 tipos de exames diferentes (depois posto aqui os nomes, pois não estão à mão), alguns dos quais nunca ouvi falar em minha vida. Sempre fiz só os exames triviais mesmo (colesterol, triglicérides, glicemia etc.)
Só poderei fazer os exames sábado e assim q tiver os resultados voltarei ao consultório dela, só então ela começará a me ajudar a emagrecer, segundo me prometeu rsrs. Contei a ela do q já faço atualmente, até falei do blog e ela achou ótima ideia, elogiou e tal.
No dia da consulta, só fiquei triste pq descobri q havia ganho mais 900g. Fiquei muito chateada, mas já esperava por isso, daí no post passado eu ter colocado algumas decisões (por 1 mês) para fazer diferença na balança.
Já comecei a restringir o pão e o açúcar do café, mas ainda não comecei a caminhar de manhã cedinho. Motivo? Preguiça mesmo! Estou tentando encontrar ânimo suficiente para pôr os pés pra fora da cama às 6h, mas é difícil pra mim, adoro dormir até as 7h15.

O que comi ontem:
  • 07h30- Vitamina de banana e mamão com adoçante e leite desnatado
  • 10h- Iogurte 0% gordura
  • 12h30- 4 col. de sopa de arroz baião-de-dois (arroz de feijão- prato típico daqui) + 3 col. de sopa de strogonoff de frango + salada de alface, tomate, repolho roxo e cenoura
  • 16h- chocolate quente (DESLIZE aff!)
  • 20h- O mesmo do almoço, mas não tinha mais salada
A minha próxima consulta será com o ortopedista. Preciso ver as minhas dores na panturrilha e pé esquerdo (está agravando) até porque nas férias quero entrar na academia perto da minha casa, preciso ver se está tudo ok, para depois não desistir devido às dores.

"Tudo tem alguma beleza, mas nem todos são capazes de ver." (Confúcio)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pequenas modificações visando grandes resultados



Quero agradecer o apoio das minhas amigas de blog, eu estava muito deprimida na sexta-feira. Obrigada pelas palavras, meninas! Estou otimista que vou receber os pagamentos dos meus alunos direitinho e pagar todas as contas pendentes aqui da escola de reforço. Estou confiante de q vai dar tudo certo. Quanto ao meu fim de semana, foi muito bom, diverti-me como há muito tempo não fazia. Adivinhem o que eu fiz q não fazia há tempos? DANCEI! Fui bailarina clássica dos 5 aos 15 anos de idade, sempre amei dançar, depois da obesidade passei a ter vergonha de mexer o corpo na frente dos outros, me achava ridícula. Será que alguma de vcs já passou por isso? Pois olha, sábado fui ao show de um artista maranhense que mora em Petrópolis e veio aqui em São Luís. O nome dele é César Nascimento e ele mistura ritmos como reggae, sanfonado e outros. Dancei, que suei! rsrs. E meu marido que tb é gordinho, entrou na onda. Rimos muito, foi bom, aliás, foi ótimo, tive uma indescritível sensação de liberdade.
Comi algumas bobagens, sim, mas não igual ao fim de semana anterior.
O que comi ontem:
  • 10h- café com leite desnatado e açúcar, 1 pão francês com metade de um ovo frito
  • 14h- 2 col. de sopa de arroz branco, peixe pescada cozido com batatas e pirão (em um restaurante e NÃO tomei coca-cola, mas sim água!)
  • 19h- 2 col. de sopa de arroz branco, 2 col. de sopa de feijão preto e 2 bifes
  • 22h- 1 copo de suco de uva com adoçante e 4 bolachas cream cracker
Hj é o dia do endocrinologista, tb é o dia de eu me pesar para preencher a tebelinha do Desafio Bem-Estar em Foco. Ainda não sei o quanto perdi ( e se perdi), mas estava pensando durante o banho em mais algumas pequenas mudanças nos hábitos, pois embora eu já tenha mudado muitas coisas, ainda existem umas que estão detonando minha R.A. Restrições severas nunca deram certo comigo e tudo o q é proibido "para sempre" chama mais a minha atenção rsrs. Então, minhas restrições durarão só 1 mês (funcionará melhor assim, psicologicamente). Quais são elas:
  1. Durante um mês não tomarei refrigerante de jeito nenhum.
  2. Durante um mês vou deixar de comer pão francês diariamente (só comerei 2 x na semana, hoje já não comi)
  3. Por um mês vou fazer alongamento cedinho antes de ir trabalhar.
  4. Durante um mês vou acordar mais cedo e fazer minha caminhada nas proximidades de casa*.
* A minha caminhada à noite na Lagoa da Jansen é deliciosa, mas tenho faltado de vez em quando por falta de companhia (sozinha é perigoso) e não posso pautar meus compromissos nos outros. O conjunto onde moro é tranquilo, seguro e tem um monte de gente caminhando às 6h da manhã.

Se depois de 1 mês eu quiser continuar, ótimo! Mas terei mais força de vontade marcando início e fim, como eu disse é uma questão de ordem psicológica, funciono melhor com prazos a seguir do que com algo solto, por tempo indeterminado, acabo achando que tenho tanto tempo, que vou adiando entendem?

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Tentando dar a volta por cima


É, estou aqui em uma rápida folguinha do trabalho. Hj pela manhã me senti muuuito deprimida, aliás, desde ontem. Preocupações financeiras quando se agravam, trazem angústia e parece que quando estamos assim vulneráveis, tudo mexe conosco. Mas, estou aqui tentando me levantar. Quero estar bem hj à noite, pois vou ao cinema com o maridão comemorar o dia dos namorados.
Vou parar de ter pena ou raiva de mim mesma pq isso não vai me levar a lugar nenhum, preciso me desprender das coisas que não me fizeram bem e olhar fixo pra frente. Sei que o meu futuro depende somente de mim e das minhas escolhas. Vou passar pelos meus problemas com fé e não vou usar isso como desculpas para engordar mais ainda. Ao sair daqui do trabalho, vou comprar minhas frutinhas, elas já acabaram. Vou comer direitinho neste fim de semana, não vou tomar nenhuma latinha de cerveja e vou caminhar assim q meu pé esquerdo parar de doer.
Na 2a feira tenho consulta com endocrinologista (eu e meu filho- ele faz tratamento de crescimento). Vou pedir a ela que me passe todos os exames possíveis, quero saber como anda meu colesterol e açúcar.

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

(Mário Quintana)



"Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância." (Simone de Beauvoir).

Dia dos namorados

Dia dos namorados hoje, que bom! Estou um pouquinho triste e mal-humorada devido a alguns probleminhas financeiros em minha escola de reforço. Não dormi bem. Pôxa, logo hoje!
Farei de tudo para não descontar minha ansiedade na comida. O que comi ontem no feriado:
  • 09h: café com açúcar e leite desnatado, um pedaço pequenino de bolo de trigo e 4 bolachas cream cracker
  • 14h30: 4 colheres de arroz branco, 3 pedaços de frango cozido ao molho e salada de alface, pepino e cenoura ralada
  • 17h: suco de uva (com adoçante) e 4 bolachas cream cracker
  • 21h: 5 camarões fritos com farofa e uns 5 copos de cerveja (No arraial junino)
  • 23h: 1 cachorro-quente de carne moída com salada e maionese (afff!)
Ontem no arraial estava me sentindo um pouco mal por ser gorda. Sei lá, nunca mais tinha me batido essa sensação. Um amigo meu e do meu marido sentou-se à mesa conosco com uma de suas paqueras. A menina tem uns 22 anos (uns 10 a menos q eu) e pareceu uma pessoa simples e humilde. Não sabia conversar direito e quando abria a boca, falava errado. Mas era magra e bonita. O nosso amigo parecia muito empolgado com isso, mostrava ela para todo mundo. Fui simpática com ela, mas senti-me mal. Porque sou gorda. Inveja? Talvez! Também fiquei me sentindo mal por tal sentimento, pois sou uma pessoa boa e não coloco olho gordo em ninguém, ao contrário. Além disso, sinto-me valorizada e amada pelo meu marido (q tb é obeso) e não valorizo só o exterior de uma pessoa, mas seu intelecto e caráter. Mas senti-me horrível e incomodada perto dela. Comi os camarões fritos escondida. Estava com vergonha de comer e pensarem "por isso q é gorda". Bem, sei q hj estou uma chata reclamona, mas como disse estou com problemas, então dêem um desconto para a minha chatice. Desabafei.
Beijos e bom final de semana, amigas!

quarta-feira, 10 de junho de 2009


Estou sem tempo de postar hoje. Só posso dizer é que estou conseguindo fazer tudo direitinho, na alimentação e na caminhada. Beijos!

"Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
Ambos existem; cada um como é.
"
Fernando Pessoa

terça-feira, 9 de junho de 2009

-700g


Apesar da escorregada no fim de semana, consegui perder 700 g. Estou feliz? Sim, bastante! É como a Hilary, minha amiga aqui do blog, me disse: se no tempo que levamos para engordar, tivéssemos perdido meio quilo por semana, estaríamos mageeeeeérrimas rsrs. Além do mais, tenho que aceitar que cada pessoa tem um metabolismo, o meu já sei que não é tão rápido. Durante a semana, sinto pouquíssima fome. Não estou trazendo almoço na marmita esses dois dias e sim comendo em um restaurante por kg. Falei do Desafio Bem-Estar em Foco, né? Adorei a ideia! Começou ontem e terminará em agosto. To louca para começar a preencher minha tabelinha lá no blogosferalight. O que estabeleci como metas para esse período:
  • Entrar numa calça 46.
  • Controlar minha ansiedade.
  • Não faltar às caminhadas.
  • Dar bastante atenção aos meus filhos.
  • Ser mais resistente a pão e refrigerante.

O que comi ontem:
07h30- café com açúcar e leite desnatado, com 1 pão francês com margarina light
12h- 2 col. sopa de arroz branco, 1 col. de sopa de feijão, 2 pedaços de frango grelhado e um pouco de salada de alface, acelga e brócolis (peso da comida: 290g)

15h: 1 maçã

18h: 1 tangerina
21h: Mingau de aveia em flocos com adoçante e leite desnatado


"Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!"

(Mário Quintana)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Elas conseguiram! Eu também posso!

Larissa Bertani

Cláudia Mesonero

Este post é para homenagear duas pessoas queridas, por quem tenho profunda admiração mesmo sem conhecê-las.
Cláudia Mesonero, de 31 anos, perdeu sozinha 53 kg sem cirurgia no estômago, nem remédios. Ela mantém o peso até hoje e está muito feliz. Eu encontrei sua história há + ou - um ano e desde então, comecei bem devagarzinho a tomar atitude em relação a minha obesidade.
Larissa Bertani (http://www.meuemagrecimento.blogger.com.br), também 31 anos, é uma guerreira conhecida! Mandou embora de sua vida 43 kg e na mesma situação que Cláudia.
Enquanto Cláudia me ajudou a dar o pontapé inicial, Lari (como a chamamos carinhosamente) é o estímulo diário através do seu blog, que além de alimentação e emagrecimento fala de outras coisas q adoro como estudo, viagens, cultura de uma forma geral.

PARABÉNS, MENINAS! VOCÊS SÃO A PROVA VIVA DE QUE BASTA QUERER DE VERDADE!

" Só não consegue quem desiste"- Larissa Bertani

Desafio Bem-Estar Em Foco


Desde que mudei de casa na Páscoa, não instalei internet, portanto só posso postar de 2a a 6a aqui na escolinha de reforço.

Meu fim de semana foi triste em relação a R.A. Olha o que comi de errado:
Uma bacia de pipoca, vários copos de coca-cola, uns 4 copos de cerveja Brahma, 2 colheres de sopa de brigadeiro de panela e tanto no sábado quanto no domingo jantei churrasquinho de alcatra, com farofa e tudo. Aff! Preciso aprender a ter o mesmo controle q tenho durante a semana, todo sábado e domingo é isso!


Daí, encontrei uma nova forma de me estimular a não cometer tais pecados:

Desafio 1: Apostei com meu marido (ele pesa uns 120kg) que iremos nos pesar hj no supermercado, quem perder mais peso daqui para o dia 08.07 receberá R$ 100. *Logicamente, o objetivo não é o dinheiro, mas o incentivo à perda de peso.
Desafio 2: Inscrevi-me no " Desafio bem-estar em foco" do Blogosfera light, depois dou mais informações a respeito. Beijos!!


"O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto."

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Acabaram-se as desculpas

Minhas ferramentas para levar comida para o trabalho

Por mais que eu não queira ficar martelando o tempo todo como pude sair dos 38kg para os 91kg, vez ou outra me flagro pensando nisso e tentando entender os porquês.
Fico pensando quantas desculpas utilizamos para justificar as coisas que fazemos ou deixamos de fazer. O que eu me dizia antes:
Academia é algo caro, não tenho tempo de ir ao nutricionista, corro o dia inteiro e não há como preparar meu próprio alimento, agora não posso me dedicar a emagrecer, deixa para o mês que vem, etc., etc. e tal.


Tudo é uma questão de escolhas, quando nos decidimos de verdade tudo parece simples, mesmo que não seja, a vontade torna-se maior que os obstáculos e a gente dá um jeito.
Continuo sem grana para uma boa academia (aqui em São Luís- Ma, varia entre 150 ou 200 reais), solução: caminho na Lagoa da Jansen, próximo ao meu trabalho. Continuo sem tempo de preparar meu alimento e como trabalho em um bairro nobre, a comida por quilo custa 30 reais o que se torna inviável para quem almoça fora todo dia (sou minha própria patroa, não recebo vale-refeição, solução: minha empregada ao preparar o almoço em casa , separa a minha comida e põe na geladeira para eu levar no dia seguinte para o trabalho. Na hora, só acrescendo um pouquinho de água no suporte da marmita e ligo a tomada. A comida é aquecida no vapor e fica deliciosa. E assim vou tentando.



Ontem não fiz minhas comprinhas lights como devia, saí do trabalho com tonturas e enxaqueca, peguei um táxi para voltar rapidamente pra casa. Hoje comprarei:
  1. Pão preto integral light
  2. Barrinhas de cereais
  3. Banana prata, mamão, uvas e mexericas
  4. Leite desnatado
  5. Aveia em flocos
  6. Brócolis
Estou sem frutas e barrinhas em casa, por isso não estou levando lanche para o trabalho, preciso comprar urgente, pois ontem acabei comendo o que não devia, pois bateu uma fome daquelas à tarde.
O que comi ontem:
07h- café com leite desnatado e acúcar com pão francês com margarina light
11h30- 2 col. (sopa) de arroz branco, batatas, estrogonofe de frango com creme de leite light e salada de couve
16h- um toddynho e um misto- quente (super oleoso e caro, de uma padaria próxima ao trabalho)
19h30- o mesmo do almoço.

*Hoje estou com muita disposição para caminhar, há 2 dias não faço isso devido às dores no corpo de 3a feira e a enxaqueca de ontem. Meu corpo já sente falta!


Se cada dia cai, dentro de cada noite,
há um poço
onde a claridade está presa.
há que sentar-se na beira
do poço da sombra
e pescar luz caída com paciência.
Pablo Neruda

Muito profunda essa metáfora. Profunda como o tal poço.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Minha alimentação e rotina diária


Essa é a Lagoa da Jansen, onde caminho.

Acompanho o blog da Larissa Bertani há alguns meses e sigo a ideia que a fez emagrecer: não sigo dieta fixa, nem faço restrição de nenhum tipo de alimento, apenas reduzo quantidades e EVITO aqueles alimentos purpurinados q não farão falta entre nutrientes, mas fazem diferença na balança.
O que comi ontem:
07h: 1 xícara de café com leite desnatado e açúcar (adoçante com café me dá vontade de vomitar), um pão francês com margarina light

12h: 2 col. (sopa) de arroz branco, 2 col. (sopa) de feijão carioca, 1 fatia média de torta de carne moída e salada de alface, cenoura ralada e tomate temperada com azeite de oliva

NÃO TROUXE LANCHE PARA O TRABALHO E NÃO TIVE TEMPO DE SAIR PARA COMPRAR ALGO.

21h:O mesmo do almoço.

Minha rotina diária:
06h30- Acordo tomo banho, café e espero a minha empregada chegar para dar as instruções do dia.
07h30- Saio para o trabalho (no momento estou sem carro e pego 2 ônibus).
08h30- Começo a dar aula.
11h- Termino de dar aula, tenho minha pausa para descansar, organizar materiais para aula, almoçar e entrar na net.
14h- Recomeço a dar aula
16h30- Normalmente dou uma parada de 5 minutos para lanchar algo q trago de casa.
18h30- Saio do trabalho e vou caminhar.
19h45- Volto da caminhada, pego minhas coisas no trabalho e vou pegar meus 2 ônibus para chegar em casa.
20h30- Fico com meus filhos.
22h30- Vou dormir.
OBS: Levo almoço na marmita elétrica e o meu lanche já que passo o dia todo fora .Desde que passei a fazer isso, comecei a controlar melhor o que como e gastar menos.

  • Farei hj as minhas comprinhas light assim que sair do trabalho, não caminharei hoje, pois estou com dores na panturrilha e no pé esquerdo. Acho que exagerei um pouco na caminhada de ontem.

terça-feira, 2 de junho de 2009

O que me deixa feliz hoje

  • Acordar aos domingos com meu marido com o ar-condicionado bem gelado e ficar agarradinha a ele ouvindo na cama pelo mp3 sambinhas de Cartola e músicas de Chico Buarque, Guilherme Arantes ou Roberto Carlos (aquelas bem antigas!)
  • Ver filmes de comédia romântica com minhas filhas ou até mesmo aqueles filmes adolescentes que elas adoram!
  • Ajudar meu filho nos deveres de Matemática (perco a paciência, mas me sinto uma boa mãe ajudando-o em suas dificuldades rsrssr. A sensação é de muito bem-estar.)
  • Caminhar na Lagoa da Jansen sozinha pensando na vida e no bem que estou me fazendo.
  • Brincar, fazer carinho, curtir de todas as formas os meus filhotes: Gustavo e Catarine (meus gatos) e Bahuan (meu cachorro)
  • Cumprir direitinho minhas tarefas domésticas nos dias que estou sem secretária, mesmo trabalhando tanto fora. Quando organizo minha casa me sinto bem.
  • Conversar horas e horas com minhas amigas sobre dieta, homens, novela, filmes, literatura ou fofocas de televisão rsrsrs.
  • Receber elogios de mães de alunos que reconhecem meu esforço em ajudar seus filhos.
  • Perceber a evolução de meus alunos que entram na minha escolinha de reforço muito desmotivados.
  • Ir ao salão de beleza e me sentir a tal quando saio de lá!
  • Passar cremes no corpo, ficar feliz com minha barriga por não ter nenhuma estriazinha depois de passar por uma gravidez atrás da outra...Respirar fundo e dizer em silêncio: "Estou viva, posso fazer minhas escolhas e mudar para melhor!"
"I believe I can fly."

Meu primeiro post

Adoro escrever, mas sinceramente sinto-me neste exato momento como os meus alunos durante suas produções textuais, sem saber por onde começar rsrsrs. Humm...Bem, já tive 38 kg, hoje estou com 91,300kg. E tenho 32 anos! Neste exato momento vejo o filme de minha vida passando aceleradamente em minha cabeça: flashes de quando eu era bailarina, flashes de quando eu jogava vôlei na escola, outros eu nas festinhas de família e os comentários que na época eu odiava: "Oh, como você tá engordando!" Hoje penso que o que eu tomava como ofensa, nada mais era que preocupação das pessoas que gostam de mim. Mas a vida é assim, é por isso que eu a adoro tanto. É preciso termos as nossas próprias experiências, o acordar tem que partir de nós mesmos. Acho que enfim, eu acordei. Quero mudar as coisas que não me fazem bem. A gordura está entre elas. Algumas vezes ela é a causa de tudo, em outras ela é a consequência. Ou seja, há um círculo vicioso da obesidade com outros assuntos de minha vida. Sou feliz, amo viver, é por isso que já iniciei as minhas pequenas mudanças nos hábitos mais simples. Tenho certeza de que os resultados serão grandiosos.

"O que importa não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, ao final terás o que colher". (Cora Coralina)