quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Menos 1,2 kg, sopa caseira e benefícios da batata-doce


Minha sopa caseira: 278 calorias o prato

deliciosa, nutritiva e baixo índice glicêmico

Perdi mais 1 kg e 200 g. Iupi!!!!
Sei q aquelas sopas de pacotinho light são menos calóricas, mas eu as odeio, enjoo em 2 dias! Estou almoçando e jantando uma sopa de frango com legumes deliciosa. Eu cozinho 1/4 de chuchu pequeno, 1/2 cenoura pequena e 1/2 batata doce tudo cortado em cubinhos, na panela de pressão. Reservo. Separadamente, preparo 200g de filé de peito de frango (sem nem um pingo de pele e gordura), tempero com tomate, cebola, alho, sal (pouquíssimo, pois faz mal à pressão arterial e retém líquido, deixando a gente inchada). Coloco pouquíssimo condimento artificial tipo extrato de tomate, não utilizo aqueles temperos tipo knorr, são cheios de sal. Depois de estar cozido, acrescento os legumes cozidos, ponho 1 colherzinha de chá de azeite de oliva (faz bem ao coração), deixo ferver um pouco mais e pronto! Eu amo o sabor e me sinto saciada!

OBS: Essa quantidade de ingredientes rende o suficiente para o almoço e jantar, pois no meu caso, não tenho tempo de preparar à noite.

Aqui em São Luís- Ma tem batata doce demais! Ela custa em média R$ 1,00 o quilo. Só isso! Quero falar dos benefícios dela.
  • Embora seja menos consumida que a batata inglesa, ela é muito apreciada no norte e nordeste do Brasil.
  • O grande sucesso da batata doce em uma dieta é devido em grande parte a seu baixo índice glicêmico (apesar do nome!) Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sangüíneos de glicose, sendo que quanto mais baixo, melhor (exceto em algumas situações específicas, tal como imediatamente após um treinamento). Em relação à glicose, o índice glicêmico da batata doce é 44, o que pode ser considerado baixo comparando-se com o arroz branco (64) ou com o pão branco (71). Isto a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia, e principalmente, entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de treinamento com pesos.
  • Além do índice glicêmico favorável, esse alimento possui alta taxa de vitamina A (sobre tudo a amarela e a roxa), vitaminas do complexo B e alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo e um pouco de vitamina C. Suas folhas também são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha.
  • A batata inglesa possui um IG muito maior. As batatas-doces também são mais ricas em ferro e possuem 5 vezes mais cálcio. Isto tem uma importância especial para cobrir determinadas necessidades dietéticas, além de possuir mais fibras.

8 comentários:

  1. Nooossaa Dea, adorei saber! Adorei sua receita, vou testar! E eu amo batata doce!

    ResponderExcluir
  2. é amiga, obrigada to melhor mais consciente , mas tbm com mtas dúvidas de qual caMINHO é o melhor... de qualquer forma vou seguir a minha máxima importa ser feliz hoje! Entao nem q eu ande devagar, mas q seja devagar e sempre...

    ResponderExcluir
  3. Deia, amei a dica!!!
    Amooooo batata doce, antes gostava de faze-la frita, mas agora não posso né...
    Parabens pelo peso eliminado, muito bom!!!!
    bjos linda

    ResponderExcluir
  4. obrigada amiga!
    adorei sua receita vou fazer!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Déa!
    Qto tempo! Voltei ao batente! rs.. dei uma engordada mas já to quase chegando no que eu tava antes de chegar aqui em Portugal (engordei 2kg aqui, pior que em 15 dias..aff)
    Faz tempo q vc não me visita!
    Fiquei mto feliz de saber que vc ta firme e forte, parabéns pelo peso emagrecido!!!!!
    Adorei sua sopa, vou fazer aqui (mas nunca vi batata doce aqui, será que posso substituir pela batata normal?
    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  6. Adorei teu blog, gostei também da forma com q vc escreve, envolve a gente.
    Estou na luta para emagrecer, me faltam eliminar 6 kg, vou passar a te acompanhar no blog.
    Bjo e tudo de melhor!

    ResponderExcluir
  7. oi flor amo batata doce, e na minha dieta é a batata recomendada na fase 2...

    Beijinhos e um otimo fim de semana light.

    ResponderExcluir
  8. Amiga muito obrigada pelo carinho, vc q é linda este teu cabelo é um sonho lisinho perfeito simplesmente, e teu rosto tb é perfeito. Eu adoro batata doce vou fazer esta receita. Bjo grande bom findi

    ResponderExcluir