quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Alerta a minhas amigas

  • Meninas, como eu disse, tenho muito o que contar! Pra começar, no início de julho fiquei meio sem rumo por estar de férias. Que falta me fez não ter uma internet em casa! Além de me sentir sem ter o que fazer estava muito estressada com preocupações financeiras nesse período. Não sei se já contei aqui, mas tenho uma escolinha de reforço, na época das férias, não recebo um centavo sequer, pois a lei para escolas de reforço é diferente da escola regular, o pai não paga se não usufrui.
  • Dia 15 foi o meu retorno àquela endocrinologista de quem gostei tanto (lembram q falei dela?). Ela disse que meus exames estavam normais, só o Colesterol e LDL é q estavam limítrofes, preciso baixar. O cortisol também estava um pouco alto. Ela me explicou q o estresse pode causar esse aumento e isso engorda.
  • Daí, ela me receitou usar sibutramina 15 mg uma vez ao dia. Segundo ela e a própria bula, este medicamento não tira o apetite como as perigosas anfetaminas, apenas ajuda na saciedade da fome quando a pessoa come. Eu resisti e expliquei a ela que sou contra medicações para emagrecer, ela argumentou que muitas pacientes utilizavam essa medicação no início do tratamento para dar um up e ressaltou que nenhuma delas apresentou reações. Me convenceu quando disse que a obesidade é uma doença como qualquer outra e que em alguns casos é necessário o auxílio de medicação como parte do tratamento. OK! Saí de lá com uma caixinha de amostras grátis.
  • Ela me deu um encaminhamento para a nutricionista me orientar na alimentação, disse para eu continuar com a RA, só me pediu q cortasse de vez o açúcar refinado do café da manhã. ok!
OBS: Eu não sabia q meu plano de saúde (UNIMED) cobria nutricionista. Só com o encaminhamento da endocrino q descobri. Autorizei na UNIMED e tenho direito a 6 consultas. A procura é enorme, só consegui vaga para o dia 19.
  • No dia seguinte mesmo comecei a medicação. Para cortar o açúcar do café da manhã, resolvi cortar o café pq com adoçante não desce. Passei a tomar suco com 2 laranjas, acho(achava) delicioso. Até o 5o dia, td bem. Aliás, não senti redução do apetite, tava td normal.
  • No 6o dia, quase morro, gente! Acordei com a cabeça girando em alta velocidade, vomitei meu quarto todo, só pedaços de laranja. Vomitei o dia todo, minhas filhas me segurando, eu não conseguia ficar em pé, nem água conseguia beber. Quando meu marido chegou em casa à noite, corremos para o hospital. Eu estava totalmente desidratada, pressão alta e fiquei internada. O clínico geral me passou remédios para o estômago na veia e me encaminhou para um gastro.
  • Aí vem a bomba: com a endoscopia descobri q tenho (ele disse q pelo jeito já faz tempo) esofagite, gastrite e várias úceras. Fiz uma biópsia e foi constatada a presença da bactéria H. PYLORI, q está inclusive ligada a uma das causas do câncer de estômago.
  • O retorno ao gastro é dia 17. Ainda vou perguntar a ele se o que agrediu meu estômago naquele dia foi o remédio ou o suco de laranja e as outras frutas cítricas q estava comendo todo dia. De qualquer forma, suspendi a medicação. Confesso q estou meio assustada e vem de novo aquela triste sensação:" como me abandonei tanto?" Há 3 anos, me mandaram fazer endoscopia e eu simplesmente não fiz.
  • Não sei quanto estou pesando, vou me pesar hoje no supermercado. Aprendi uma lição: não posso mais ficar trabalhando 12h por dia, à noite só funcionam emergências, não consultas normais. Não quero mais almoçar de marmita e nem comer em restaurantes, pois não vejo o alimento ser preparado. Vou parar de trabalhar pela manhã. Vou reservar esse horário para mim, minha atividade física, meus exames e consultas, vou me cuidar, mesmo que o meu dinheiro diminua. Adianta eu ganhar dinheiro e morrer?!
  • Enfim, amigas, essas são as minhas novidades, infelizmente ruins, mas espero dar a volta por cima e contar coisas boas a vcs. Me escrevam! Bjs!


Um comentário:

  1. Oi déa! saudades... Nossa, deixa eu te falar , foi a laranja, a sibutramina não faz mal mesmo, meu marido já tomou. Quanto às novidades serem ruins, não acho, tem o lado bom, olha quanta coisa você aprendeu e vai modificar. Realmente, tempo pra gente é tudo, dinheiro sem saúde não serve msm. adorei sua volta! bjos

    ResponderExcluir